terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Não tive boa experiência com: Bernardo Zirkheuer

Certo dia, lendo um site que acompanho, vi uma matéria sobre o Bernardo Zirkheuer (vocês podem ler a matéria clicando AQUI) e achei o trabalho bom, então entrei em contato com ele. Ele era atencioso e respondia rapidamente aos e-mails e só fazia foto (não fazia filmagem, mas indicava quem fizesse) e deu o valor dele

Conversamos e negociamos muito preço, eu explicava os meus limites e ele tentava se adequar e tal. Abaixava o preço, dava uns "brindes" (tipo Trash the Dress). Normal, né? Todo mundo negocia preço e todo fornecedor tenta conquistar o cliente. Bem, ele abaixava, mas continuava fora e eu não podia considerar como possível fornecedor alguém acima do orçamento, então, para não gastar mais do tempo dele e do meu, eu disse "Preciso que você chegue NESSE valor" e foi exatamente o que eu fiz com todos os meus fornecedores (inclusive outras opções de fotógrafos). Alguns disseram "Ok, faço por esse valor" e outros disseram "Lamento, mas por esse valor não é possível". Ele foi um dos que disse que faria por aquele valor, então, guardei o contato dele e fiquei aguardando a resposta de um outro fotógrafo com quem também estava pesquisando preço e que o trabalho me agradava mais. Novamente: NORMAL, NÉ?

Eu quero deixar uma coisa muito clara aqui: em nenhum momento eu disse "se você chegar nesse valor, eu fecho com você" eu disse que gostei do trabalho dele (o que era verdade e era até bastante óbvio, já que ninguém vai atrás do orçamento de um fornecedor que não gosta) e que precisava que ele chegasse naquele preço, afinal, não me interessa gastar tempo com um fornecedor que eu não posso pagar.

Bem, depois que o Bernardo disse que podia fazer pelo preço que eu podia pagar, ele começou a ficar em cima de mim, querendo saber quando eu ia depositar e tal. Aí eu falei que ainda não tínhamos decidido e que estávamos esperando também um outro orçamento. Eis que o Bernardo começa a fazer drama. Ele disse que não ia mais cobrir o meu casamento porque eu disse que precisava que ele fizesse por um preço "x" e ele chegou no preço "x" e eu quis continuar procurando. Que ele só queria trabalhar para noivas que fizessem questão que o fotógrafo fosse ele.

Eu me limitei a dizer que é normal pesquisar e disse que comecei a ligar para a minha cerimonialista em 2011 e só fui fechar com a mulher em 2013 mas nem por isso ela se incomodou, ao contrário, se sentiu honrada por eu ter feito pesquisa por dois anos e ter voltado para ela, porque era ISSO que indicava que eu queria aquela profissional específica: eu conhecia várias e fechei com AQUELA. Fechar com o primeiro que cabe no seu orçamento não é preferência, é desespero. Ele continuou dando reclamando...

Eu não sei lidar com gente assim. Eu não sei qual é a definição do dicionário para "pessoa que, além não aceitar que se continue pesquisando preço depois que ela se encaixa no seu orçamento, ainda coloca o trabalho em um pedestal". As fotos dele são boas mas, na minha opinião, não é nada para se "fazer questão". Pela minha avaliação pessoal (e é óbvio que ninguém é obrigado a concordar comigo) ele é um fotógrafo mediano, tão bom quanto a maioria que faz casamento por aí. Nenhuma porcaria (até porque, não dá para ter um trabalho sofrível e entrar nesse ramo, né?) mas nenhuma maravilha também. Pelo que vi do trabalho dele,vi são fotos comuns de casamento, tem uma ou outra que me chamaram a atenção de forma positiva, mas são casos isolados, não é regra. No portfólio, o profissional coloca os melhores momentos de seu trabalho e eu realmente não vi quase nada especial... Uma foto ou outra ele fez que eu pensei "Curti essa foto :)", mas não era maioria. Para ser bem sincera, eu vi 2 fotos dele que eu realmente bem legais, as demais, no nível da maioria dos fotógrafos de casamento que eu vi por aí... O que eu mais vi na minha longa pesquisa por fotógrafos (foto e filmagem foram os serviços que eu mais pesquisei) foram profissionais no nível dele, então eu não acho que ele seja alguém para que se faça questão. É lógico que a minha opinião não é regra, com certeza existem noivas que o acham ótimo e fazem questão dele, só que eu não faço parte desse grupo.

O motivo para ele entrar na minha lista de fornecedores que não indico não é o fato dele ter um trabalho no nível da maioria e sim o fato dele ter criado um caso ABSURDO quando eu disse que ainda estava pesquisando. Outro problema (e é algo que eu percebi desde o primeiro contato) é que ele parece ser movido a elogios, então eu tinha que fazer elogios a exaustão e isso é muito cansativo, principalmente porque, como disse, o achei no nível da maioria e não algo excepcional.


NOTA DA AUTORA: Este blog visa relatar como foi a minha vida como noiva (incluindo o contato com fornecedores) e não ofender as pessoas. O fornecedor aqui citado, que foi extremamente desrespeitoso inclusive publicamente no Facebook dele, disse se sentir ofendido com algumas partes da postagem porque "estavam públicas". Como eu não vou me rebaixar ao nível dele, essas partes foram removidas sem, contudo, mascarar ou alterar os fatos.

Um comentário:

  1. Nossa, tb não suporto fornecedor estrelinha! Acho o Casal Garcia (que vai fazer meu bolo) muito assim, detesto ter que fechar com eles, mas o bolo está no pacote da casa e as outras fornecedoras são muito aquém... Já deixei de fechar com muita gente por isso!!! Bjss

    ResponderExcluir