Meninas, eu nem ia postar mais nada hoje, mas aconteceu uma coisa que eu achei que devia alertar vocês!
Toda vez que eu penso em fechar um serviço, antes, eu pesquiso a empresa no site RECLAME AQUI. Acho que todas conhecem mas, para quem não conhece, trata-se de um site onde o consumidor narra um problema que teve com a empresa. As empresas têm cadastro certinho e tal e, após a reclamação, o site entra em contato com a empresa dando a ela o direito de se explicar e até tentar resolver o problema. Ao final, o consumidor marca lá se o problema foi ou não resolvido e, depois da (esperada) retratação, se ainda se encontra insatisfeito.
* * *
Quando digitei o nome da empresa no Google, o site da própria foi o primeiro que apareceu (o segundo e o terceiro links eram da Reclame Aqui). Quando cliquei no site da empresa, não abriu...
No site do Reclame Aqui, vi reclamações gravíssimas (a empresa não ofereceu o serviço, deixando os noivos na mão NO DIA DO CASAMENTO, ou prestou um serviço mal feito e não ofereceu o que os noivos esperaram). Como "retratação", a empresa ofereceu uma quantia em dinheiro que, em um dos casos, sequer era suficiente para cobrir os gastos que os noivos tiveram para tentar contornar o problema...
O único comentário a favor da empresa foi de um perfil fake no facebook (por aí vocês já veem..)
Sugiro que SEMPRE pesquisem no Reclame Aqui antes de fechar com qualquer fornecedor. Não é que o Reclame Aqui seja garantia de alguma coisa, mas se você tem uma empresa com reclamações e outra que não tem nenhuma, qual você vai escolher?
* * *
Outra coisa que não é segurança, mas ajuda a diminuir as chances de dor de cabeça, é contrato. Gente, contrato não precisa ser papel bonito com o texto impresso em fonte trabalhada. Qualquer guardanapo ou papel de pão escrito a mão e assinado, é um contrato (e tem tanto valor quanto aquele impresso no papel caro)!
Coloquem TUDO o que vocês puderem no contrato de vocês. Pensem nas coisas mais absurdas que podem acontecer e deixem previstas. Nenhum contrato meu tem menos de doze páginas. Vira e mexe o fornecedor me vem com aquele contratinho xing-ling de uma página e eu já tiro o meu da bolsa. Frequentemente o fornecedor diz que não pode assinar aquele, que se cada noiva quiser levar o próprio contrato, como é que vai ser... Todas as vezes eu respondo "O seu contrato prevê 'tal coisa'? Não. E 'tal coisa'? Também não. E 'essa outra coisa aqui'? Também não. A gente fala muita coisa, mas acaba esquecendo, então no final, fica valendo o que está escrito. Se o seu contrato fosse completo, eu não precisaria apresentar outro. Eu só fecho aqui se for o meu contrato." Necessariamente o meu contrato envolve TODAS as cláusulas apresentadas pelo prestador (não é difícil, gente... Peçam ao fornecedor que envie o contrato por e-mail, certifique-se de incluir tudo o que o contrato dele tem e acrescente o que não ficou explícito).
Esqueça essa de "mas ele sabe", "mas é bom senso". Você não quer contar com o bom senso dos outros no seu Grande Dia, né?
Foram pouquíssimas as vezes que um fornecedor disse que não assinaria o meu contrato e, nesse caso, eu agradeci a atenção e fui embora.
O contrato é importante para uma única situação: se der merda. Se não desse merda, nem precisava ter contrato, acontece que problemas existem e, no contrato, você deve ter muito explicadinho como você e a empresa devem proceder em caso de imprevisto.
Tenham detalhado AO MÁXIMO o que vocês querem.
Por exemplo, a minha mãe adora bolo de casamento. Quando eu fechei o meu bolo no Casal Maia, eu já tinha o modelo do meu bolo (uma foto de um bolo que já havia sido executado) e fechei um para a minha mãe. Eu fiz um desenho do bolo e anexei no contrato. Que fique claro, eu não sou nenhuma desenhista, mas meu desenho, por mais tosco que seja, é melhor do que nada.
O bolo que pedi para a minha mãe é decorado com tema Louis Vuitton. Eu fiz o desenho e puxei setinhas explicando o que era o desenho. Tinha lá "bolo redondo"; "xadrez em marrom claro e marrom escuro"; "ziper parcialmente aberto. Cor dourada"; "corrente em dourado"; "logo L sobreposto em V". tinha o desenho certinho e, mesmo dando para identificar cada coisa, eu ainda puxada uma setinha e dizia o que era. Isso me poupa de haver "interpretação errada".
Contrato de vestido de noiva é uma coisa que tem que haver um cuidado ABSURDO, principalmente quando é primeiro aluguel. Tenha amostras da renda, do tecido, do tipo de bordado, dos cristais usados... Deixe TUDO anexado no contrato para evitar de você pagar uma renda chantilly e cristal Swarovski e receber um vestido com uma renda vagabunda e bordado em miçanga (ou pedrinhas de plástico).
Outra coisa: conheça o que você está contratando. Ainda que a sua mãe seja a costureira e só te cobre o preço de custo, ela jamais fará um vestido de noiva "Todo Bordado em Swarovski" e vai te cobrar menos de dois mil... Esse valor não paga nem o preço dos cristais. Ela pode fazer em cristal SEMELHANTE a Swarovski, cristal que LEMBRA Swarovski, cristal LAPIDADO COMO Swarovski, mas não será O Swarovski. Cristal Swarovski é caro que é uma desgraça e existe um motivo para isso: ele brilha MUITO. Para as reles mortais - como eu - o vestido leva cristais diversos e aplicações de Swarovski, mas não é a maior parte mesmo.
Existe "preço camarada" mas não existe milagre. Se você quer Cristal Swarovski, chocolate nobre, camarão, você vai pagar por isso. Se você quiser cristal que brilhe, cobertura fracionada e creme que até tem gosto de camarão mas ninguém vê o camarão (para quem não sabe, é feito com rabo e cabeça do camarão - partes que normalmente são jogadas fora mas, em mãos habilidosas, viram um bom creme ou molho) aí você vai pagar mais barato e, é claro, não terá a mesma qualidade.
No seu vestido, deixe claro coisas como: Modelo, Cor (cor EXATA! Não é "branco". Branco Neve? Branco Gelo? Existe tons de branco...); tecido (tenha amostra do tecido já na cor contratada); renda (tenha amostra da renda); cristais usados (tenha amostra da renda bordada, para evitar de estar lá 'ricamente bordado' e você receber algo que você não julga como 'ricamente bordado'. Não dê espaço para interpretações); tamanho; tipo de decote; tipo de saia; tipo de fechamento; quantos botões fecham as costas; quantos botões fecham a manga; como é botão (é tipo pérola? é encapado?); tamanho do véu (amostra do tecido, da renda e do bordado da renda do véu - que geralmente é mais suave que o bordado da renda do vestido); tipo de anágua (será em tule? Será aquelas em arame?); tamanho da cauda do vestido (e diga de onde começou a medir, porque é completamente diferente uma medição feita a partir da lombar ou a partir do ponto que o vestido começa nas costas); se a cauda será recolhida ou se será removida após a cerimônia; que adereço servirá para prender a cauda; se o serviço de lavanderia está incluído (se não estiver, o preço para tal serviço); data e hora em que o vestido pode ser retirado e devolvido, o que acontece se o vestido não for retirado ou devolvido naquela data, o que acontece se o vestido não estiver pronto, lavado, passado e em perfeitas condições de uso na data de entrega...TUDO. Não pensem "Ai, que saco, colocar isso tudo?" porque isso é segurança para vocês e para o fornecedor. Isso evita que o cliente alugue luvas, entregue sem as luvas e diga que não pegou nada. Também impede que o fornecedor diga que você pegou luvas quando você até ia pegar, mas desistiu. Faça constar cada item, cada alteração de última hora e tenha fotos de tudo o que puder ANEXADA AO CONTRATO. Não adianta você ter na sua pastinha porque o fornecedor pode alegar que aquela foto foi de algo que você viu e achou bonito, mas não foi o que contratou. Tenha fotos da grinalda, dos arranjos de mesa, do bouquet, da sua maquiagem (faça as fotos na prova, para garantir que ficará idêntico no dia do evento). Tenha fotos de tudo.
Por fim, não entre em uma de "não quero me estressar" e "justiça demora muito". Muitos prestadores de serviço prestam serviços mal porque sabem que a maioria não vai querer esquentar a cabeça movendo um processo. Mova SIM, seja chata SIM, EXIJA o que você contratou. Se você pagou por um arranjo com rosas colombianas, não aceite um arranjo com rosas nacionais.
Entrar com um processo contra uma pessoa ou empresa que prestou um serviço mal feito NÃO É querer ganhar dinheiro em cima dos outros, é não se deixar fazer de idiota. Ser oportunista, querer ganhar dinheiro em cima dos outros, é não deixar tudo explicadinho no contrato e depois vir querer cobrar. Isso sim é desonesto.
É isso meninas, se cuidem e tentem se cercar de todas as formas para não se estressarem.
Beijocas
Amiga, vc é advogada??? Se não é, deveria!! kkkkk
ResponderExcluirMinha irmã é e tb fica super neurótica com os contratos! Eu acho muito importante, pra nãp levar gato por lebre, mas confesso que tenho preguicinha de ficar lendo kkkk
Por isso terceirizo! Levo minha irmãzinha a tiracolo e ela se encarrega do serviço sujo rsrsrs
Bjss
Oi Bia!
ExcluirNão sou advogada não, sou graduanda e curso Medicina Veterinária, mas ouço quase todo dia que devia fazer Direito! rs
Eu leio cada vírgula! Mas também tenho uma irmã que me ajuda ;)
Beijo