sexta-feira, 9 de maio de 2014

Endereçamento dos convites

O convidado que pergunta "Posso levar o Fulano?", das duas uma: ou é mal educado, ou o convite foi mal escrito, porque o convite deixa muito claro quem está convidado. Esse post será para ajudar vocês, noivas lindas, a endereçarem corretamente seus convites:

Casamentos informais, podem usar "Aos amigos", "Aos queridos" e coisas do tipo, antes do nome. Esses convites também podem usar apelidos, por exemplo: "Ao amigo Tran", "Aos queridos Ovelha e Dhekke". Os convites informais podem ter os nomes dos convidados em tag ou escrito pelos próprios noivos.
Convites formais seguem regras um pouco mais rígidas. Não se usa esses "aos amigos", "aos querido" e tal porque é um convite e não uma homenagem. Apelido você deixa para falar pessoalmente, no convite, é nome e sobrenome e devem ser escritos a próprio punho por calígrafo, rigorosamente na mesma cor da letra do convite.

Como endereçar convites formais:

  • Sempre usar Senhor, Senhora, Senhorita (sempre por extenso). Senhor. para homem. Senhora. para mulher casada/separada/divorciada/viúva/solteira com filhos. Só se usa Senhorita para mulher solteira sem filhos.
  • Se a mulher for viúva e continuar com o nome do marido, o convite deve ser enviado como "Sra. Fulano de tal", sim, você leu certo. Se o nome do falecido for, por exemplo, Marco Aurélio de Souza, o convite da viúva será com o nome "Senhora Marco Aurélio de Souza". Fica escrotíssimo e parece que foi escrito errado, mas é a etiqueta...
  • Se o convite for enviado por correio, no envelope externo, pode-se usar as abreviações: Sr., Sra. e Srta.
  • Por mais machista que seja, o convite sempre vai no nome do homem. Se tiver escrito o nome de mais de uma pessoa no convite, o do homem vem primeiro. Se forem dois homens pode-se usar o critério de colocar em ordem alfabética (se forem pessoas +- da mesma idade) ou o nome do mais velho primeiro (se for pai e filho adulto, por exemplo. Se for filho pequeno será "Senhor Fulano de tal e filho"). Colocar por afinidade fica muito deselegante.
  • É extremamente indelicado e deselegante colocar o nome da pessoa e "e convidada" ou "e acompanhante". O nome dessa pessoa não vai no convite, mas é colocado um convite individual extra e o convidado que sabe contar, entende que pode levar mais alguém.

Momento revolta: eu não entendo quando você manda um convite pra uma pessoa (um amigo, por exemplo), ele tem namorada, você mandou o convite "Senhor Fulano de tal" com apenas um individual e ele pergunta "Posso levar minha namorada?" ou "O convite se estende a minha namorada?". Da vontade de dizer: "O nome dela estava no envelope? Não. Então você deve ter um palpite... Tinham quantos convites individuais? Um. Você é só uma pessoa. Se for você e sua namorada serão dois, mas você só recebeu UM convite... O que você acha? Acha que ela está convidada? Quer papel e lápis para anotar as 'pistas' para você concluir o raciocínio?". Revoltante...
Voltando ao post...


1. Para convidar apenas uma pessoa (caso more sozinha ou se o convite não se estender a cônjuge nem filhos)
Senhor Fulano de tal (se for homem)
Senhora/Senhorita Fulana de tal(se for mulher)

2. Para convidar apenas o casal casado (caso não tenham filhos ou se o convite não se estender a eles)
Senhor & Senhora Fulano de tal
>> Também são aceitos, apesar de menos formais: Senhor Fulano de tal & Senhora; Senhor Fulano de tal & esposa; Senhor Fulano de tal & cônjuge virago - esse último raramente é visto porque as pessoas simplesmente não entendem o que quer dizer! rs Bem, agora vocês sabem: Cônjuge é com quem se é casado. Cônjuge varão = marido. Cônjuge virago = esposa

3. Para convidar apenas casal não casado, mas que mora junto - se morarem separados, vai um convite para cada casa.
Senhor Fulano de tal & Senhorita Fulana de tal
>> Os nomes são escritos um ao lado do outro, com o "&"

4. Para convidar apenas casal não casado, que mora junto (tem filhos, mas o convite não se estende a eles)
Senhor Fulano de tal & Senhora Fulana de tal
5. Para convidar casal com filhos
Senhor Fulano de tal & família

6. Para convidar uma pessoa que tem filhos e não convidar o(a) acompanhante da pessoa (tipo, o cara tem filhos, é separado da mulher e mora com a mãe)
Senhor Fulano de tal & filhos
>> Esse convite serve tanto para o caso de seres filhos pequenos que morem ou não com o cara, ou se forem filhos crescidos que morem com o cara. Se forem filhos crescidos que moram em outra casa, então deve ser enviado um convite para eles)

7. Para convidar pessoas que moram na mesma casa, mas não tem um relacionamento amoroso (amigos, irmãos, etc.)
Senhor Fulano de tal
Senhora. ou Senhorita Fulana de tal
>> os nomes são escritos um embaixo do outro e não tem o "&"
 

ATENÇÃO: Quando se coloca "& família" quer dizer que o convite é para todos que vivem naquela casa. Se na casa vivem o casal com filhos e os pais da esposa, mas o convite não se estende aos últimos, colocar Sr & Sra. Fulano de tal e filhos.

VALE LEMBRAR QUE:Existem casos em que é de bom tom convidar mais gente do que você gostaria. Por exemplo:
- você vai convidar uma amiga e ela está noiva. Você viu o noivo dela uma vez na vida eles nem moram juntos! É de bom tom que você chame, apesar disso.
- você vai convidar um colega do trabalho e ele é casado ou mora com uma namorada. Você nunca viu a mulher dele, não sabe nem o nome da cidadã. Apesar disso, é de bom tom convidar.

Não é indelicado não convidar os filhos, independente da idade. "Ah, mas só tem 2 meses, não vai atrapalhar". Você não é obrigado a chamar e se não colocar "& família" no convite, o convidado deve se mancar que não pode levar. Se o convidado não tiver com quem deixar o bebê e tiver educação, não vai simplesmente levá-lo, vai declinar o convite alegando que não tem com quem deixar a criança e aí cabe aos noivos dizer que lamentam ou permitir que levem o neném.
Também não é nenhum problema não convidar um namorado que mora em outra casa, mesmo que o namoro seja de longa data, se você tiver pouca ou nenhuma intimidade. Se virar noivo, aí você tem que chamar, mesmo sem conhecer. Mas enquanto for só namorado e morarem separados, aí você pode não convidar sem problemas. É bem verdade que algumas pessoas podem declinar o convite por não poder levar o bofe, mas eu dou graças a Deus quando isso acontece. Se a pessoa deixa de ir ao meu evento porque não pode carregar o namorado, é porque dá mais valor ao namorado que a mim e ao meu evento, então é melhor que não vá mesmo. Amigos de verdade irão aparecer independente de quem você chama ou deixa de chamar porque eles vão para dividir a sua alegria com você, e não para ver o coleguinha ou ter um boca-livre com o peguete.

OBSERVAÇÃO FINAL: É muito comum termos contato com os namorados dos nossos amigos e tendo uma relação cordial com eles. Você só deve enviar um convite para esses namorados se, mesmo que o namoro termine, os namorados ainda assim estiverem convidados. Às vezes acontece de você criar uma amizade verdadeira com uma pessoa que, inicialmente, era só "namorada daquele seu amigo" e você faz questão daquela pessoa. Neste caso, envie um convite para o seu amigo e outro para o(a) namorado(a). Se o convite for apenas para o seu amigo e você não tiver nada contra a pessoa que ele namora ou até se dá bem, mas dispensa a presença dela caso o namoro termine, então você manda o convite apenas para o seu amigo, apenas com o nome dele no envelope e, dentro, dois individuais.

Espero que tenham gostado do post =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário