sábado, 10 de maio de 2014

Menu na mesa

Estava revisando o meu menu e percebi que nunca falei sobre isso aqui: o menu na mesa. Colocar ou não colocar, eis a questão?

Não é nenhuma gafe não disponibilizar o menu, mas é um carinho com os convidados. Quando os convidados sabem o que será servido, eles podem se programar... Por exemplo:
- Se o convidado é vegano e tudo no casamento tem algo de origem animal MAS o jantar é uma massa. Ele vai dançar e, quando o jantar for servido, ele deixa a pista e vai comer.
- Se o convidado vê chegando diversas comidinhas como canapés e salgados, ele sabe se é para ficar satisfeito só com aquilo ou se deve esperar por um jantar.
- O convidado que tem restrições alimentares, consegue se organizar. Uma pessoa que não come carne e nem frango, vê, no seu menu, que serão servidos dois salgados de queijo, um de peixe e diversos outros que levam carne. Quando passar o que ela come, ela sabe que não deve deixar passar.

Existem duas formas de apresentar os menus na mesa: de forma individual (nesse caso, eles costumam ser dispostos sobre os pratos e geralmente é apenas uma folha) ou um para a mesa toda (nesse caso, ele costuma se abrir como um livrinho e se sustenta sozinho sobre a mesa.

Menus individuais


Menu simples, para a mesa toda, apoiado em suporte

Menu aberto, único para a mesa toda
Eu acho que os menus individuais são mais legais no momento da chegada dos convidados, onde todos querem ver, ao mesmo tempo, o que será servido.  Depois, uma vez ou outra é que eles vão consultar, então um menu de mesa seria suficiente, por esta razão, eu devo usar o menu único de mesa. Meu casamento será simples, terá cocktail volante e três mini degustações, então eu não acho que os convidados terão algum problema em dividir o papel. Além disso é mais ecológico (gasta menos papel) e mais barato.

Para quem servir jantar empratado mesmo (como no caso daquela primeira foto que eu postei), aí eu já acho mais delicado se cada um tiver o seu...

A aparência do menu deve ser compatível com a festa, respeitando-se a identidade visual. O menu não é "coisa de casamento chique", até o casamento mais simples pode (e deve) ter um. Como falei no início, o menu é uma delicadeza com os convidados.

O menu deve conter o que será servido no Cocktail (diferenciando os frios e quentes) e jantar com entrada, pratos, sobremesa e bebidas. Não é colocado no menu a variedade de docinhos e chocolates disponíveis na mesa.

É isso, meninas... Fecharei meus menus esse mês e posto aqui também :)
Já fecharam o de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário