segunda-feira, 28 de julho de 2014

Fornecedor dos convites: Kasa dos Convites - nota 3,0

Olha meninas, a Kasa dos Convites está sendo realmente um fator de estresse.


Era uma vez, há muitos anos, o dia em que o meu pai chegou do trabalho com um convite de casamento. O convite era azul marinho e o modelo era clássico, com envelope de bico. Na aba, as iniciais do casal em dourado. Quando abria, um lindo forro dourado no envelope era da mesma cor do convite. Eu era bem novinha (devia ter uns 6 ou 7 anos) e já estava decidido o meu convite de casamento.

Em Março de 2013, meu noivo me pediu em casamento e eu fui montar uma planilha de gastos que, é claro, não seria engessada, mas teríamos uma ideia. Após muita pesquisa de preço, vi que o melhor era da Kasa dos Convites e como eu conhecia uma pessoa que havia feito os convites lá e não teve problemas, resolvi fazer também. Dado o sonho de infância, decidi que o meu casamento seria em marinho e dourado e fiz o orçamento do convite dos meus sonhos. O cento não chegava a R$700.00, mas achei muito caro. A moça que me atendeu falou que se eu trocasse o marinho por branco ficava mais barato, mas eu queria marinho! Aproveitei para perguntar o tempo que demorava para entregarem, etc. Anotei todas as informações.


Ao longo do tempo, vendo decorações de casamento, achei que o azul e dourado, apesar de muito chique, não era nada romântico, não tinha cara de casamento! Por conta disso, decidi trocar as cores para rosa chá e branco e sabia (imaginava) que o valor ficaria mais barato, porque tudo o que é branco é mais barato.


Em Maio de 2014 fomos fechar os convites. O mesmo envelope, o mesmo papel (mudando apenas para o branco, que é mais barato) e o mesmo forro e papel de convite (mudando apenas de dourado para prata, o que não altera o preço). Infelizmente, o reajuste foi tão grande que, mesmo com alterações que deveriam deixar o valor mais em conta, o convite ficou mais caro: R$911,70 o cento. Na hora, decidimos fechar os convites com ímã e isso aumentou em R$220,00 o cento, totalizando em R$1.131,70. Como eu havia conseguido uma promoção que dava 15% de desconto e lá, com muita choradeira, ainda consegui mais 3%, o cento ficou em R$928,00. Nós precisávamos de 142 convites, mas com o cento a quase mil reais, não tinha condições. Daríamos um jeito de nos virar só com 100 mesmo.


Eu vi no site da Kasa dos Convites que, algumas vezes, eles davam de brinde 50 menus (simples, não daquele que abre no meio) OU 50 cartões de vale-chinelo OU 50 cartões de lembrancinha. Chorei lá minhas mazelas e também consegui os 50 menus simples. Perguntei se eles poderiam trocar de 50 menus simples para 15 menus daquele tipo que abrem no meio: não. Perguntei então se eles podiam usar o valor dos menus simples como abatimento para os menus duplos: também não. Bem, cavalo dado, não se olha os dentes :P Fiquei com os 50 menus simples.


Dia 01º de Julho chegou o tão esperado dia! Eu ia pega os convites! Quando cheguei, para a minha surpresa, os convites estavam horríveis. O acabamento estava horrível! Era possível ver uma rebarba rosa no friso prata e o papel estava torto. Fiquei muito chateada e disse que não ia receber.
A Beth, responsável pela Kasa dos Convites, se comprometeu a me entregar novos convites, perfeitos, em 48h. Isso já estragava o meu planejamento, porque eu entregaria os convites para a calígrafa atrasado, mas aproveitei para pedir para fazerem mais 10 convites. Ela concordou em fazer, mas cobrou o preço cheio, sem os 18% de desconto. Paguei.

No dia 03 de Julho, quando fui pegar, os convites estavam bons, mas ela havia feito apenas 10 convites grandes e não 20 individuais a mais.

A saber: quando você fecha os convites, eles dizem que dão o dobro da quantidade em individuais. Então, era para eu ter 220 convites individuais e só tinha 200. Quando questionei, disseram que isso era só no momento do fechamento, porém, quando eu pedi mais 10, ninguém me disse que eu não receberia 20 individuais a mais.

Fiquei chateada, achei uma falha grave, mas não estava com mais tempo para discutir. Peguei meus 110 convites grandes, meus 200 convites individuais e fui direto para a Calígrafa. Ela informou que os convites ficariam prontos até o dia 25 de Julho, o que era um problema, porque faltando 45 dias, eu já devia estar entregando, mas paciência... A culpa não era dela por ter recebido a caixa 2 dias depois e todas as noivas que levaram os convites nessas 48h, é claro, entraram na minha frente.

A calígrafa conseguiu entregar os convites na manhã do dia 24, o que foi de tremenda ajuda, pois conseguimos mandar pelo correio todos os convites que iriam para outras cidades no próprio dia 24. Levei o restante para casa e comecei a montar os convites, colocando os grandes dentro dos envelopes e tentando milagres para fazer 200 convites individuais serem suficientes.


Meu noivo e eu marcamos de ir sábado de manhã na casa da minha sogra entregar o convite dela, sábado a tarde eu entregaria para o pessoal do trabalho e sábado a noite veríamos os amigos de faculdade do meu noivo. Tínhamos pressa para entregar logo os convites já que, até 30 dias antes do evento, todos precisam estar na rua.


Uma convidada muito importante é a minha professora de Filosofia da escola. Foi ela quem me fez ter vontade de fazer a graduação em Filosofia. Quando fui abrir o convite dela, ele rasgou. O ímã que servia para fechar tinha cola entre as duas partes e acabou rasgando. Liguei para a Kasa dos Convites e falei com a Beth. Ela pediu que eu visse quantos convites apresentaram problema que eles iriam refazer. No final, foram 5: o da professora de Filosofia, o da mãe do meu noivo, o da minha tia, o de um amigo da faculdade do meu noivo e de uma amiga do trabalho do meu noivo.

Sexta-feira, dia 25, fui NOVAMENTE até a Tijuca entregar os cinco envelopes que deram problema. A Beth me encheu de desculpas e disse que eu podia ir lá buscar na terça-feira, mas eu expliquei que precisava deles para sábado, inclusive com os nomes e que eu não pagaria novamente a calígrafa e que não voltaria mais à Tijuca. Ela disse que o máximo que podia fazer era refazer os convites e mandar para a calígrada segunda de manhã para que eu pegasse, já com os nomes, segunda no final do dia.


Para mim ficou claro que eles não tem nenhum controle de qualidade: eles têm um mês para fazer os convites e entregam um material sofrível. Bastava puxar um da caixa e eles veriam que estava torto e com péssimo acabamento. Pedem desculpas e entregam os novos em 48h sem, novamente, olhar se estavam bons. Conclusão: 5 convites com defeito que eu só vi 20 dias depois de terem sido entregues pela gráfica (pela segunda vez), porque foi quando peguei na calígrafa.

Outra coisa que me deixou chateada foi o "pedir muito e fazer pouco": "Desculpe por termos feito você esperar 30 dias para dar um trabalho péssimo. Espere mais 48h. Ah, você precisa de mais 10 convites? Nós fazemos, mas sem o desconto e sem dar os individuais." Cara, eles estavam me entregando convites horríveis depois de um mês de espera, e foram incapazes de manter o preço que paguei na primeira leva e de dar os individuais.

"Você, que já teve problemas primeiro com o acabamento, teve agora problemas com o ímã? Espere mais 4 dias porque ninguém aqui vai trabalhar no final de semana só porque NÓS fizemos besteira".

Não sei com que frequência as noivas têm problemas com essa gráfica mas pra mim foi absurdamente desagradável, pois faltando pouco mais de um mês para o meu casamento, eu quero qualquer coisa, menos me estressar.

No final, nem sei se foi realmente mais barato fazer com eles. Sinceramente? Eu não indico e ligo um sinal de alerta: se forem fechar com eles, fechem com uns três meses de antecedência, para garantir de ver todos os erros e entregar a tempo.

O motivo de não ser nota zero é porque, mesmo depois de MUITA aporrinhação, eu tive os convites do jeito que queria (e o motivo de não ser dez é porque foi MUITA aporrinhação, muita MESMO)



Abaixo, foto de um dos convites que, depois de ser refeito uma vez, ficou bom (não apresentou problema no ímã).




Nenhum comentário:

Postar um comentário