sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dieta nova

Bom dia, noivas! Tudo bem?
Faltando menos de dois meses para o meu casamento, começou a bater o nervosismo e o que melhor para segurar o estresse que o chocolate? Também teve o meu aniversário e, com ele, quilos e mais quilos de docinhos...
No final das contas, eu fiquei com 62kg (mais do que já pesei em toda a minha vida). Sabe quando você se olha no espelho e não gosta do que vê? Pois é. Eu estava assim. Então aproveitei a minha consulta com a Endocrinologista, Dra. Piera Sasson, para fazer uma dieta. Como os meus horários de estudo nem sempre me dão a oportunidade de almoçar direito, ela também levou isso em consideração na hora de montar o cardápio.

Eis o Menu

Café da manhã (escolher 2 das 4 opções abaixo):
Iogurte com aveia OU 1 fatia grossa de ricota OU 1 polenguinho OU 1 fatia média de queijo minas

Colação: Fruta*
 
Almoço em dias de faculdade: 2 fatias de pão integral com pasta de cenoura e ricota

Almoço em casa
Opção 1: 1 concha média de feijão + 3 colheres de sopa de arroz + vegetais folhosos + 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba +  fruta
Opção 2: 4 colheres de sopa cheias (+- 50g) de macarrão/nhoque cozido como molho de tomate + 3 almôndegas de soja médias + vegetais folhosos + 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba + fruta
Opção 3: 1 colher de sopa de purê de batata OU pirão + 1 posta de peixe + vegetais folhosos + 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba + fruta*

Lanche da tarde: 1 fatia de pão integral OU pão de centeio com margarina vegetal
 
Jantar em dias de faculdade: Creme de legumes feito com os seguintes legumes: Abóbora d'água, beringela, jiló, rabanete, aipo, abobrinha, brócolis, couve-flor, maxixe, cebola e pepino.

Jantar em dias que almocei em casa:
Opção 1: 3 colheres de sopa cheias de arroz (uma colher de arroz substitui uma concha pequena de feijão e vice-versa) + 2 almôndegas OU 1 ovo OU 1/2 posta de peixe + vegetais folhosos + 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba + fruta*
Opção 2: 3 colheres de sopa cheias (+- 40g) de macarrão/nhoque cozido como molho de tomate + 1 almôndega de soja média + vegetais folhosos + 4 colheres de sopa de Cenoura OU vagem OU petit-pois OU beterraba + fruta

Ceia: Fruta

* Fruta: 1 fatia média de abacaxi OU 3 ameixas médias OU 1 banana prata OU 2 cajus grandes OU 1 caqui OU 1 fruta do conde OU 1 goiaba OU 1 laranja OU 1 maçã pequena OU 10 morangos OU 1 tangerina OU 10 uvas moscatel/preta OU 4 uvas itália/rubi OU 1 cajá OU 1 kiwi pequeno

OBS: Se quiser, pode substituir a fruta por suco de fruta, na mesma quantidade (exemplo, em vez de comer 10 morangos, fazer um suco de 10 morangos. Lembrando que não pode adoçar com açúcar).

DICA: Vegetais folhosos e os vegetais do creme de legumes, assim como o tomate, podem ser consumidos à vontade, então, para diminuir a fome, antes de ir para o prato principal coma uma salada ou um tome um prato de creme de legumes :) Para fazer o creme é muito simples: lave os legumes, corte em cubinhos e cozinhe-os todos juntos em água e sal. Quando estiverem macios, bata no liquidificador ou sirva com pedacinhos mesmo...

O programa de alimentação dela é bem diferente disso, mas como eu tenho as minhas limitações, foi o que ela crio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário